17/07 Prefeitura recolhe cavalos abandonados nas ruas 17/07 Secretaria de Educação convida vereadores e apresenta balanço e projeções para 2018 17/07 Em dia de doação, Guaíba coleta 102 bolsas de sangue para Hemocentro 17/07 Prefeitura promove atividades especiais nas férias de julho 11/07 Secretaria de Assistência Social recebe capacitação para implantar a ID Jovem 11/07 Guaibenses aproveitam mais um fim de semana de atividades culturais 11/07 Alterações no trânsito em razão de obras da rotatória da Nestor de Moura Jardim 06/07 CAPS Álcool e Drogas tem capacidade de atendimento ampliada 04/07 Unidade móvel do Hemocentro estará em Guaíba na próxima terça-feira (4) 04/07 Saiba o que Guaíba ganha com o novo CT do Internacional 04/07 Posto da Primavera/São Jorge realiza dia extra de atendimentos 27/06 Prefeitura aprova projeto de CT do Internacional em Guaíba 27/06 Servidores e professores municipais iniciam curso de Libras 22/06 Prefeitura busca solução para evitar pontos de alagamentos 22/06 Clima de amizade marca abertura da 28ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais 20/06 Prefeitura entrega mais de 300 itens para os Bombeiros 20/06 Prefeitura reduz fila de espera por exames de tomografia 20/06 Só Fumaça é o time campeão da Primeira Divisão de Futsal 08/06 Prefeitura de Guaíba antecipa parcela de 13º para servidores 08/06 28º Feira do Livro de Guaíba encerra com público total de 17 mil pessoas
ECB Sistemas Desenvolvimento Web
ECB Sistemas Desenvolvimento Web Publicidade
Notícias // 16/09/2012

Semana Farroupilha é marcada com muitas comemorações

As comemorações da Semana Farroupilha em Guaíba, cidade berço da revolução, prosseguem com uma série de atividades no Sítio Histórico (Praça Gomes Jardim), de dia, e à noite no Parque Farroupilha (Coelhão). Considerada a maior festa popular do município, este é o momento que os guaibenses cultivam as tradições gaúchas e homenageiam os heróis rio-grandenses que, por 10 anos (1835-1845), lutaram contra as tropas do Império em razão dos altos impostos cobrados e em busca da liberdade do seu povo.

Dentro da programação festiva, a cada dia da semana, uma entidade tradicionalista do município fica responsável pela ronda, na qual os cavalarianos trazem a Chama Crioula do Parque Farroupilha para o Sítio Histórico, realizando a abertura cívica às 9h, após ocorrem apresentações artísticas e culturais no local. Às 17h30, os cavalarianos, fazem o translado da Chama Crioula novamente, do Sítio Histórico para o Parque Farroupilha, que é aberto para as festividades da noite. Além das atividades artísticas e culturais, acontecem no palco principal shows com cantores tradicionalistas e grupos regionais. Participam da ronda a Associação Cultural dos Guardiões da Centelha (domingo/09.09), DTG Estância Farroupilha (segunda/10.09), Associação Cultural Bento Gonçalves (terça/11.09), CTG Cruzeiro do Sul (quarta/12.09), CTG Caudilho Guaibense (quinta/13.09), DTG Caiboaté (sexta/14.09), DTG Berço Farroupilha (sábado/15.09), CTG Darci Fagundes (domingo/16.09), CTG Pedras Brancas (segunda/17.09), CTG Gomes Jardim (terça/16.09), CTG Cruzeiro do Sul (terça/13.09), CTG República Rio-grandense (quarta/19.09).

Sítio Histórico

No local, todas as manhãs até o dia 19, acontece às 9h a abertura cívica com a chegada da Chama Crioula. Também cada CTG ou DTG, responsável pela ronda realiza atividades culturais e artísticas. No local, também ocorre a exposição "Nossas Riquezas", com painéis sobre o tema estadual da Semana Farroupilha 2012.

Ao lado, na recém-inaugurada Vitrine Cultural, além de saraus é possível conferir duas outras exposições que trazem como tema a "Revolução Farroupilha através da Imprensa" e "Guaíba, cidade Berço da Revolução Farroupilha".

Do outro lado da rua, na Casa de Gomes Jardim, um dos heróis da revolução, acontece diariamente (9h30 às 17h30) a apresentação teatral "A Casa conta a História", dirigida por José Renato Leão. Foi também na Casa de Gomes Jardim que morreu Bento Gonçalves, dois anos após o fim do conflito.

Todas as atividades têm entrada franca.

Parque Farroupilha

No Parque Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão), que nesta época do ano passa a se chamar Parque Farroupilha, foi montada uma grande estrutura para receber os tradicionalistas. São 20 piquetes, além de restaurante, praça de alimentação, banca de artesãos e palco principal.

A partir das 17h30, os portões são abertos ao público com a chegada da Chama Crioula pelos cavalarianos. A entrada é gratuita. A partir de então, são realizados saraus, gineteadas e outras diversas atividades artísticas e culturais. O grupo convivência da 3ª idade convida para a integração no Piquete do Chimarrão. Os Piquetes da Prefeitura e Câmara de Vereadores estão montados próximo ao Pavilhão 2.

A partir das 19h30, começam os shows musicais, uma média de dois por noite e, a partir de sexta-feira, a festa encerra com baile do Grupo Raça Galponeira no sábado, do Grupo Sem Fronteiras, no domingo Grupo D´Marca Gaúcha. Entre os shows de destaque está o do cantor Neto Fagundes às 20h do sábado.

As comemorações da Semana Farroupilha têm a promoção da Prefeitura Municipal de Guaíba, por meio da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura, com o apoio das 11 entidades tradicionalistas do município.

URL Curta:
Comente esta notícia: