26/10 Vereador Bento do Bem tem seu mandato cassado após julgamento na Câmara 17/07 Prefeitura recolhe cavalos abandonados nas ruas 17/07 Secretaria de Educação convida vereadores e apresenta balanço e projeções para 2018 17/07 Em dia de doação, Guaíba coleta 102 bolsas de sangue para Hemocentro 17/07 Prefeitura promove atividades especiais nas férias de julho 11/07 Secretaria de Assistência Social recebe capacitação para implantar a ID Jovem 11/07 Guaibenses aproveitam mais um fim de semana de atividades culturais 11/07 Alterações no trânsito em razão de obras da rotatória da Nestor de Moura Jardim 06/07 CAPS Álcool e Drogas tem capacidade de atendimento ampliada 04/07 Unidade móvel do Hemocentro estará em Guaíba na próxima terça-feira (4) 04/07 Saiba o que Guaíba ganha com o novo CT do Internacional 04/07 Posto da Primavera/São Jorge realiza dia extra de atendimentos 27/06 Prefeitura aprova projeto de CT do Internacional em Guaíba 27/06 Servidores e professores municipais iniciam curso de Libras 22/06 Prefeitura busca solução para evitar pontos de alagamentos 22/06 Clima de amizade marca abertura da 28ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais 20/06 Prefeitura entrega mais de 300 itens para os Bombeiros 20/06 Prefeitura reduz fila de espera por exames de tomografia 20/06 Só Fumaça é o time campeão da Primeira Divisão de Futsal 08/06 Prefeitura de Guaíba antecipa parcela de 13º para servidores
ECB Sistemas Desenvolvimento Web
ECB Sistemas Desenvolvimento Web Publicidade
Notícias // 20/04/2011

Câmara realiza evento para expor andamento dos projetos de parceria público privada

A Câmara Municipal de Guaíba realizou, na manhã do dia 19 de abril, evento para exposição do andamento do projeto de expansão daCelulose Rio Grandense e de instalação das empresas na Zona Mista de Guaíba (ex-Distrito Industrial). Para isso, foram convidados o presidente da Celulose Rio Grandense, Walter Lídio Nunes e, representando o Executivo Municipal, o prefeito Henrique Tavares e o secretário do município Beto Scalco. O tema foi proposto, através de requerimento, pelo vereador Luís Vargas (DEM).

O presidente do Legislativo Municipal, Caio Larrea (PPS), abriu o evento explicando que o ato foi organizado para que fosse possível esclarecer o andamento de dois projetos que vem sendo bastante cobrado pelos munícipes: "pela relevância do tema, a Mesa Diretora optou por convidar as forças vivas da comunidade para compartilharem deste momento, transformando um requerimento originalmente dirigido somente ao Executivo Municipal em um evento maior", explicou.

Na oportunidade, Lídio explicou as fases pelas quais um processo de ampliação de planta precisa passar e contextualizou a etapa na qual o projeto da Celulose Rio Grandense encontra-se. "Em fevereiro, concluímos o período de engenharia conceitual e estamos na fase de engenharia básica", esclareceu. Segundo ele, ocorrerá em maio o primeiro seminário com os principais fornecedores, quando serão lançadas as demandas da Celulose Rio Grandense, para que as empresas possam apresentar suas propostas em termos técnicos e econômicos. "Esta fase é bastante complexa e determina o valor do investimento", disse, completando que a previsão é que esta etapa seja concluída até março de 2012, para que se possa cumprir o cronograma, que prevê o início de operação da nova unidade para julho de 2014. "Anteciparemos em seis meses o que estava pensado originalmente", afirmou, esclarecendo, no entanto, que o projeto de ampliação é mais modesto em relação ao projetado pela Aracruz.

Em relação à continuidade das obras viárias, uma preocupação dos vereadores, Lídio explicou que a estimativa é que no meio do ano as obras sejam retomadas e esclareceu que, para casos problemáticos, já foram tomadas medidas emergenciais para amenizar alguns danos.

Questionado pelo vereador Luís Ernani "Chacrinha" (PMDB) sobre a possível vinda para Guaíba da empresa Melhoramentos Papéis, do Grupo CMPC, Lídio confirmou que há intenção da organização em instalar-se na área onde funcionava a Boise Cascade.

Lídio encerrou reafirmando a preocupação da empresa em utilizar mão-de-obra e fornecedores locais e também a meta de qualificar os trabalhadores, informando que será realizado um estudo social para verificar nichos de oportunidades para preparação de trabalhadores.

Em relação à Zona Mista de Guaíba, o secretário Scalco mostrou-se extremamente otimista, especialmente com a atenção que o governo do estado tem dado ao caso. Na ocasião, Scalco ressaltou que, desde o primeiro encontro que tiveram com o governador Tarso Genro, ele afirmou que o Rio Grande do Sul tinha um passivo com Guaíba e comprometeu-se a realizar os trabalhos técnicos nos menores prazos possíveis, o que, segundo Scalco, realmente tem acontecido. Já foram liberadas duas licenças prévias (Terex e Vipal) e, segundo o secretário, em breve a Vonpar (Neugebauer) e o Walmart também deverão ter suas licenças liberadas. Além disso, a previsão é que até o final deste mês a Terex receba sua licença de operação.

Segundo Scalco, outra boa notícia é que, recentemente, o Estado comprometeu-se a executar e arcar com o investimento as obras de infraestrutura (como duplicação da Estrada do Conde e da avenida Nei Brito), orçadas em cerca de 70 milhões de reais.

"Estamos otimistas, principalmente com a atenção que o Governo do Estado tem dado à questão da zona mista, viabilizando as obras de infraestrura, o que nos deixa bastante tranquilos com o andamento do projeto", concluiu o prefeito Henrique Tavares que também demonstrou o mesmo otimismo em relação à ampliação da Celulose Rio Grandense que, segundo ele, apesar de muitas especulações, está em andando e progredindo.

 

 Fonte: Câmara de Vereadores de Guaíba
URL Curta:
Comente esta notícia:
Publicidade
TV Costa Doce

Móveis catarinense
Curta o Portal no Facebook
Publicidade
Guaiba Telecom